Atenção Flutuante: à escuta do não dito.

Olá car@s leitor@s..

Sejam bem-vind@s.

Este é o “Atenção Flutuante”, blog que resolvi criar como forma de contribuir na expansão das possibilidades de escuta daquilo que vivemos e ouvimos todos os dias, através dos principais meios de comunicação de massa. Este espaço tem por objetivo aglutinar e divulgar informações em torno de temas como psicanálise, psicologia, saúde mental, sociologia, cinema, poesia, política, economia. Sempre à procura dos andaimes da construção social da realidade. À procura do estranhamento do familiar, do humano no “natural”, da consciência crítica na crítica consciente. À escuta do não dito como princípio.

“Com o homem, enquanto o escuto, é necessário que renuncie ao olhar. É preciso que aceite o distanciamento que seu rosto exige. E este distanciamento trazido e regulado pela fala que fala aqui já é o movimento da descoberta de um sítio – a ação desta fala que o reconstrói. A renúncia não apenas priva ao olhar a menor pretensão de se dirigir ao rosto, mas impõe a linguagem reservada do silêncio. Tornar-se o estrangeito é isto.”

(Pierre Fédida, “O sítio do estrangeiro”, 1996).

Anúncios

Sobre ldcfonseca

Psicólogo, professor universitário. Membro da atual diretoria do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo. Membro do FLAMAS - Fórum da Luta AntiMAnicomial de Sorocaba. Membro do comitê gestor do Núcleo Sorocaba da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO. Mestrando em Psicologia Social pelo IP-USP. À escuta do não dito. Por uma sociedade SEM manicômios.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s