Brasil tem o 2º crescimento global

(fonte: http://anaispoliticos.blogspot.com/2010/05/brasil-tem-o-segundo-crescimento-global.html)

segunda-feira, 31 de maio de 2010

BRASIL TEM O SEGUNDO CRESCIMENTO GLOBAL

Muita gente sensata se pergunta, e a pergunta tem toda a pertinência do mundo, se o Brasil está caminhando bem, se a economia está forte e se esse crescimento tem a ver muito com a atuação do Governo Federal como indutor economico, por qual razão a mídia vive de criar factóides, vive de tentar desqualificar Lula e sua equipe?

Bem, há diversos motivos. E nem vamos falar do eterno preconceito de nossa chamada elite dominante, em relação ao metalúrgico grosseiro.

Vamos pegar outros motivos, mais periféricos mas seguramente, tão ou mais importantes que os primeiros.

Vejamos.

Se a economia está indo bem, com crescimento jamais visto, não seria de se considerar que o “todo” progride junto? Ou seja, se vemos aumentar a venda de carros, de televisões, de carne, de supérfluos no supermercados não seria razoável pensar que a mídia vende mais jornais e revistas? Que a própria imprensa ganha com isso? Que os anunciantes eles mesmos, procurem fazer mais propaganda?

Seria razoável pensar, sim. Mas não é o que ocorre. E isso tem ramificações. Um dos motivos é que a imprensa considerada tradicional, no mundo todo vem sucumbindo. A internet modificou parâmetros. E nossos queridos empresários da mídia são paquidérmicos demais, para conseguir mudar em tempo. Isso QUANDO conseguem mudar. E quando QUEREM, também.

Não são poucos que estão vendo seus negócios definharem mas já não fazem tanta questão assim de com eles prosseguir. Vão tirar leite desta teta enquanto for possível. Depois largam a vaca para morrer sob o sol do deserto.

É que esse pessoal já migrou pra outros negócios. A imprensa é meramente auxiliar. Serve na maioria das vezes simplesmente para dar um apoio às vendas de seu novo ramo de atividades.

Então, esse pessoal que já largou mão do ramo “jornalismo sério” vai seguindo em frente, com sua tática de franco atirador.

A outra vertente é de um pessoal que não conseguiu migrar pra lugar nenhum, seja por incompetência, seja por qualquer outra razão. E estão vendo seus lucros ficarem menores a cada dia.

Muitos, dessa gente, vivem quase que exclusivamente de verbas públicas. São governos municipais, estaduais e o federal, pagando por anúnicos, seja pra veicular uma propaganda coerente e necessária, seja pra levantar a bola de um e falar mal de outro.

No Paraná um exemplo minúsculo. Dizia o ex-Governador Requião que seu antecessor, o “fabuloso arquiteto e pensador” Jaime Lerner entregou à mídia Global a bagatela de 500 milhões de dólares em quatro anos para que o Grupo RPC falasse bem de seu governo. E o compromisso foi cumprido à risca. A Globo paranaense falava MUITO bem do Lerner, o mesmo que foi o responsável pela rifa do banco do Estado e os rombos das contas CC5 e transações incríveis com offshores.

Grupos midiáticos que embolsavam barbaridades de dinheiros com as facilidades de certos governantes ficaram chateados pelo fato de que a verba federal foi dividida em 10, em 100 vezes. A  grana foi pulverizada e isso irritou muita gente ao ponto de O Globo dizer  em editorial que Lula está comprando apoio da imprensa nanica do interior do país. Nem se tocam do ridículo de uma afirmação como essa afinal, quando a verba era concentrada não era compra de apoio? Quando ia só pro Estadão, pra Folha, Veja e pro Globo era o quê?

Mas não espere lógica da imprensa nacional. É o mesmo que pretender entender o final de LOST.

Então, vemos cotidianamente nossa mídia dar uma notinha sobre alguma qualidade do governo Lula e  na outra ponta, um editorial, opiniões e reportagens fantásticas sobre algum defeito. Sobre algo que no Brasil não presta e é por causa do ignorante Presidente.

Caso do sempre isento Ricardo Boechat(o) – aquele que já afirmou nos microfones da BandNews, que não gosta do PT – . Começa com uma conversa mole, faz um elogiozinho aqui, uma ponderação alí e em seguida desfia um rosário de críticas, normalmente desprovidas de prova e recheadas de preconceito, sobre o “país que queremos ter”. Na visão dele e da Veja, claro.

Então, o resumo da ópera é básico. A mídia odeia o Lula pelo que ele representa e pelo quanto ele lhe custa nos bolsos.

A mídia brasileira é preguiçosa e egoísta. Ela não trabalha para o país (tanto que apoiou a ditadura), trabalha para sí e para seus amigos.

Como bom empreendimento privado que são. Existem meramente pelo lucro.

Anúncios

Sobre ldcfonseca

Psicólogo, professor universitário. Membro da atual diretoria do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo. Membro do FLAMAS - Fórum da Luta AntiMAnicomial de Sorocaba. Membro do comitê gestor do Núcleo Sorocaba da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO. Mestrando em Psicologia Social pelo IP-USP. À escuta do não dito. Por uma sociedade SEM manicômios.
Esse post foi publicado em Mídia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s