“Apolitismo”

“A compreensão científica dos acontecimentos, mesmo os mais melindrosos, procura elimiar na medida do possível as fontes de erro infinitamente múltiplas que podem penetrar na visão das coisas; é por isso que ela opera com lentidão e só de muito longe pode acompanhar os acontecimentos. Contudo, os oprimidos exigem aos trabalhadores científicos que dirijam as pesquisas para as questões actuais. A ciência é inimiga mortal da reacção política [política reacionária]. Mas o sábio que pensa salvar a existência sendo prudente e “apolítico” e que, vendo mesmo os mais prudentes expulsos e presos, não soube extrair a lição desses factos, esse sábio já não pode ter a pretensão de ser tomado à sério e participar mais tarde da reconstrução efectiva da sociedade. Os seus lamentos e inquietação pela cultura não passam de efusões sem convicção, se não souber reconhecer, a partir dos acontecimentos, que são perfeitamente a sua ciência, a sua energia científica que fazem falta àqueles em quem deposita as esperanças no momento das catástrofes. O seu “apolitismo” é um elemento da força da reacção política [política reacionária] e ao mesmo tempo da própria ruína”.


Wilhelm Reich, 1933.

Anúncios

Sobre ldcfonseca

Psicólogo, professor universitário. Membro da atual diretoria do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo. Membro do FLAMAS - Fórum da Luta AntiMAnicomial de Sorocaba. Membro do comitê gestor do Núcleo Sorocaba da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO. Mestrando em Psicologia Social pelo IP-USP. À escuta do não dito. Por uma sociedade SEM manicômios.
Esse post foi publicado em Política, Psicologia. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para “Apolitismo”

  1. Julia Batistote disse:

    “Estamos submissos aos tempos, mas não aos humanos. E esquecemos disso sempre, por causa do poder humano e da falta de tempo.” Julia Batistote.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s