Eleições no Sistema Conselhos de Psicologia: Vote #11 – Cuidar da Profissão!

(fonte: http://cuidarsp11.blogspot.com/2010/08/psicologia-e-condicoes-de-trabalho.html)

Ano de Eleição no Sistema Conselhos de Psicologia

Vote #11 : Cuidar da Profissão no CRP-SP

A chapa Cuidar da Profissão concorre ao Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (06) – CRP-SP para o mandato de 2010 a 2013. As eleições ocorrem em 27 de agosto de 2010, somos a única chapa concorrendo e contamos com toda a participação de psicólogas e psicólogos debatendo, esclarecendo, propondo e votando nessas eleições.

PSICOLOGIA E CONDIÇÕES DE TRABALHO

Condições de trabalho profissionais estão intrinsecamente relacionadas à prestação de serviço em qualquer área do saber-fazer. Na área da Psicologia isto não é diferente. As diretrizes apontadas nas Conferências Nacionais de Saúde indicam a necessidade de carga horária específica para os(as) profissionais de saúde, o que possibilitará o aprimoramento tão necessário ao exercício profissional. Supervisões, estudos de caso, discussões técnicas são inerentes ao trabalho dos(as) profissionais da Psicologia. Não há que se falar em fórmulas prontas ou estratégias pré-estabelecidas; o respeito à subjetividade implica o reconhecimento de que cada ser é único, em seu cenário e em seu espaço. Assim é para o(a) usuário(a) do serviço e também para o(a) profissional que o(a) atende.

O Conselho Regional de Psicologia, instância fiscalizadora e orientadora da profissão, deve estar atento também às relações de trabalho. O Movimento Pra Cuidar da Profissão cuida também do(a) profissional, reconhecendo a diversidade da Psicologia tanto no que se refere às abordagens quanto aos campos de atuação. Um de nossos princípios básicos é a contribuição da Psicologia com a promoção da qualidade de vida da população; para isto, entre outros aspectos, é necessário um(a) profissional que não adoeça devido ao trabalho, mas reconheça este como um processo inserido em um contexto histórico, social e cultural.

Uma das metas de nossa Chapa é ampliar os espaços de discussão crítica a respeito da profissão, que visem garantir a qualidade ética e técnica do serviço prestado e a intervenção qualificada frente ao ambiente de trabalho e às relações institucionais que se estabelecem. Temos consciência de que, para alcançar esse desafio, será preciso acompanhar ainda mais o cotidiano laboral dos(as) psicólogos(as) e contribuir de maneira mais efetiva na promoção de discussões e elaboração de estratégias coletivas de enfrentamento dos desafios vividos pelos(as) psicólogos(as), estabelecendo ações articuladas com os Sindicatos e outras Entidades da Psicologia.

Saiba mais:

http://www.cuidardaprofissão.org

http://cuidarsp11.blogspot.com/

Anúncios

Sobre ldcfonseca

Psicólogo, professor universitário. Membro da atual diretoria do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo. Membro do FLAMAS - Fórum da Luta AntiMAnicomial de Sorocaba. Membro do comitê gestor do Núcleo Sorocaba da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO. Mestrando em Psicologia Social pelo IP-USP. À escuta do não dito. Por uma sociedade SEM manicômios.
Esse post foi publicado em Eleições 2010, Política, Psicologia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s