De Lá Pra Cá: Arthur Bispo do Rosário (2011)

Do canal tvbrasil do YouTube

De Lá Pra Cá: A vida e obra de Arthur Bispo do Rosário.

O programa homenageia o homem que, apesar de ser um dos maiores artistas contemporâneos brasileiros, viveu cinquenta anos na Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro. Neste manicômio, eram internados os pacientes pobres, com distúrbios psiquiátricos, muitos dos quais considerados perigosos pela sociedade. Bispo, apesar de campeão de boxe, não era violento. Era somente pobre, preto e esquizofrênico. Ouvia vozes. Acreditava ser um enviado de Deus para salvar a humanidade.

E foi imbuído dessa missão que ele instintivamente, sem nenhuma orientação técnica, completamente alheio ao mundo externo ao hospício, criou uma obra monumental, de deixar artistas e estudiosos de queixo caído. Seu trabalho está em sintonia com todos conceitos de arte contemporânea e impressiona pela enorme qualidade, originalidade e múltiplas possibilidades de interpretação.

Após ter sido descoberto, e depois de várias exposições no Brasil, a obra de Bispo representou o pais em várias mostras internacionais. Hoje, felizmente, a Colônia Juliano Moreira não funciona mais como manicômio. Ela abriga o Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea.

Participam do programa o curador do Museu e da exposição na Caixa Econômica Federal Wilson Lázaro, o psiquiatra, fotógrafo e autor do documentário Prisioneiro da Passagem Hugo Denizart, Ricardo Aquino (diretor do Museu Bispo do Rosário) e o ator João Miguel (fez o monólogo O Bispo).

O programa, apresentado por Ancelmo Gois e Vera Barroso, vai ao ar, pela TV Brasil, todo domingo às 18h. Reprises nas sextas-feiras, às 20h30.

Para mais edições, acesse: http://tvbrasil.org.br/delapraca/

Parte 1

 

Parte 2

Anúncios

Sobre ldcfonseca

Psicólogo, professor universitário. Membro da atual diretoria do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo. Membro do FLAMAS - Fórum da Luta AntiMAnicomial de Sorocaba. Membro do comitê gestor do Núcleo Sorocaba da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO. Mestrando em Psicologia Social pelo IP-USP. À escuta do não dito. Por uma sociedade SEM manicômios.
Esse post foi publicado em Psicologia, Saúde, Saúde Mental, Trabalho, Videos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s