Vista Minha Pele (2008)

Do CanaldoCeert

O curta é mais um filme daquela safra que não fecha nada, ou seja, abre diversas interrogações preciosas e necessária de serem feitas neste Brasil. Despertam a pergunta simplória “existe racismo no Brasil?”, ou de forma mais elaborada “como o racismo opera de fato?”. De qualquer forma é uma obra importante num período que diversas pessoas falam, como querendo acreditar no seu discurso, que o Brasil está mudando e se tornando menos racista. O áudio visual brasileiro continua cerceado com a brancura dos atores e temáticas, apesar do acesso de alguns atores e atrizes negros(as) a papéis razoáveis. Na verdade talvez a temática atualmente seja o elo mais fraco tendo em vista que não temos diretores, roteristas, produtores, escritores, etc. negros, ou mesmo com a sensibilidade para a temática racial. O diretor deste filme, Joel Zito, é uma exceção que confirma a regra.

Parte 1 de 3.

Parte 2 de 3.

Parte 3 de 3.

Anúncios

Sobre ldcfonseca

Psicólogo, professor universitário. Membro da atual diretoria do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo. Membro do FLAMAS - Fórum da Luta AntiMAnicomial de Sorocaba. Membro do comitê gestor do Núcleo Sorocaba da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO. Mestrando em Psicologia Social pelo IP-USP. À escuta do não dito. Por uma sociedade SEM manicômios.
Esse post foi publicado em Documentários, Mídia, Política, Psicologia, Saúde, Saúde Mental, Videos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s